
1° Não tem oque falar de sua Bff' mais eu vou te dar umas dicas simples de como manter e cultivar sua amiga que serve pra min também que estou passando um período difícil ..
Seja real.Junte-se a pessoas cuja amizade você valoriza e veja como tornar esta amizade sustentável a longo prazo. Boas amizades não surgem por interesse na popularidade delas ou mesmo no círculo de amizades que ela possui. Ao invés disso, boas amizades surgem por estar próximo de pessoas com quem você se sente bem em um nível básico. Se você está tentando ser amigo(a) de uma determinada pessoa apenas como forma de ser aceito em algo, ou porque deseja conhecer alguém que esta pessoa conhece, isto não é amizade - é oportunismo - e, eventualmente, você irá lamentar este comportamento superficial de sua parte. Cada nova pessoa que você conhece tem o direito de ser aceita (ou não) por seus próprios méritos, portanto, é melhor ser você mesmo(a) do que deixar alguém lhe influenciar a ser alguém que você não é. Você é o responsável por preencher a sua vida com boas lembranças e momentos felizes. Tenha em mente que é melhor ser detestado(a) pelo que você é do que ser amado(a) pelo que você não é. Boas amizades suportam diferenças de opinião ou pontos de vista distintos e nunca deixam os amigos para trás.

2
Seja honesto(a).
. Uma pessoa desonesta não possui chances de ter amigos verdadeiros, pois é difícil confiar em uma pessoa que não demonstra ser solidária, consistente ou confiável. Matenha sempre a sua palavra, faça o que você disser que irá fazer e, o mais importante: não minta! Mentiras surgem em momentos em que você diz "Certo, eu vou...", mas você nunca vai ou apenas cumpre parte do que prometeu. Eventualmente, as pessoas perceberão que você não cumpre o que diz. Se você se pegou mentindo sobre fazer certas coisas e, consequentemente, não cumprindo a sua palavra, seja rígido(a) consigo mesmo(a) e tente não mais assumir este tipo de postura. Se você não puder fazer algo, explique e confie que a sua amizade é forte o suficiente para os "não" assim como para os "sim". E comece a ser confiável quando você disser que irá fazer alguma coisa.
Seja leal. Se o seu amigo ou sua amiga lhe contar algum segredo, guarde este segredo e não comente com ninguém sobre o que lhe foi confiado. É o que você esperaria em troca. Não fale de seu amigo (ou sua amiga) pelas costas e não levante rumores sobre o que ele(a) possa ter confiado a você. Esqueça as fofocas e traições quando se trata de amizade! Nunca diga nada sobre seu amigo (ou sua amiga) que você não estaria disposto(a) a repetir na frente dele(a).
- Não deixe que outros falem mal de seu amigo ou de sua amiga. Até que você possa ouvir a versão dele(a), interprete quaisquer comentários de terceiros como meros boatos ou rumores. Se alguém lhe disser algo sobre seu amigo ou sua amiga que não se pareça com algo que ele(a) diria ou faria, responda mais ou menos assim: "Eu o(a) conheço e isto não me parece verdade. Deixe-me falar com ele(a) e ver o que ele(a) tem a dizer sobre isto. Se for verdade, eu lhe direi. Até que isto aconteça, eu agradeceria se você não espalhasse isto por aí, porque pode não ser verdade..."
- Não diga a ninguém se o seu amigo ou sua amiga tiver uma queda por alguém. Ele(a) se sentirá mal se você contar isso para alguém que ele(a) não gostaria que soubesse ou mesmo para alguém que apenas irá espalhar ainda mais a notícia.

Seja respeitoso(a) Bons amigos respeitam uns aos outros e demonstram isto ao serem abertos para ouvir o que o outro tem a dizer e dispostos a apoiar o outro. Se o seu amigo ou sua amiga possui alguns valores ou crenças que não se alinham com os seus, respeite as escolhas dele(a) e esteja aberto para ouvir a respeito. Não ridicularize ou menospreze as crenças dele(a); ao invés disto, seja compreensivo(a) e tente aprender algo com ele(a). Com o passar do tempo, as diferenças farão com que ambos se tornem pessoas mais fortes e melhores, bem como fortalecerá a amizade de vocês.
- Sempre ouça o que o seu amigo ou sua amiga tem a dizer. Às vezes, ele(a) dirá coisas que você considera entediantes, desconfortáveis ou chatas, mas se você tiver respeito por seu amigo (ou sua amiga), você irá superar estas sensações mantendo-se aberto(a) e dando espaço para que ele(a) fale abertamente com você sem receber algum julgamento de sua parte.
- Haverá momentos em que vocês não verão as coisas com os mesmos olhos. Ao invés de exigir que seu amigo ou sua amiga mude sua forma de ver as coisas, discorde de forma respeitável e esteja disposto(a) a tentar ver as coisas de uma forma diferente.
- Compartilhe. Ser altruísta é uma parte importante de ser um bom amigo (ou uma boa amiga). Atenda aos desejos de seu amigo ou de sua amiga sempre que possível, desde que seja uma atitude equilibrada e saudável para a sua amizade. Esteja ao lado de seu amigo (ou de sua amiga) sempre que necessário, principalmente, quando sua presença for fazer uma grande diferença para ele(a). Retribua a atenção que você recebe dele(a) e cuide de sua amizade de forma que ela mantenha-se sempre firme e forte.
- Cuide de seu amigo (ou sua amiga). Se você achar que ele(a) está se metendo em algum problema ou situação sobre a qual não possui total controle, tal como utilizar drogas, ser promíscuo(a) ou ficar muito bêbado(a) em uma festa, ajude-o(a) a se livrar desta situação. Não presuma que ele(a) já é crescido(a) o suficiente para cuidar de si mesmo(a); este pode ser o momento em que sua voz e bom senso serão importantes para acordá-lo(a) para a realidade.
- Esteja disponível em momentos de crise . Se o seu amigo ou sua amiga precisar ficar internado(a) em um hospital, você poderia ajudá-lo(a) a arrumar seus pertences; se o cão dele(a) fugir, ajude-o(a) a encontrar o mesmo; se ele(a) precisar de alguém para buscá-lo(a) em algum lugar, se ofereça para a tarefa. Faça anotações na escola para seu amigo (ou sua amiga) quando você souber que ele(a) faltou por motivo de doença ou outra causa qualquer. Envie cartões e itens de cuidado. Se houver alguma morte na família, você pode querer ir ao funeral - ou cozinhar algo e servir uma refeição ao seu amigo (ou à sua amiga). Preocupe-se com o seu amigo (ou sua amiga) o suficiente para permitir que ele(a) se abra e derrame as lágrimas que forem necessárias. Dê-lhe um lenço e escute-o(a). Escute-o(a) abertamente. Você não é obrigado(a) a falar nada, apenas não se mostre muito chateado por precisar ouvir a tristeza ou raiva dele(a). Permaneça calmo(a) e com um ar tranquilizador.

- Dê conselhos quando isto lhe for solicitado, mas não insista para que seu amigo ou sua amiga siga o que você diz. Não o(a) julgue, basta informá-lo(a) sobre o erro quando ele(a) procurar conselho ou quando ele(a) precisar escutar algumas duras verdades para se manter fora de apuros nos quais poderá prejudicar a si mesmo(a) ou a terceiros. Informe ao seu amigo (ou à sua amiga) como você vê a situação utilizando alguma informação factual e sugerindo como você agiria em situação semelhante. Não se sinta ofendido caso ele(a) escute o seu conselho e o ignore. Ele(a) precisa tomar suas próprias decisões.
- Evite sufocá-lo(a) com conselhos. Permita que ele(a) respire e dê conselhos quando realmente forem solicitados. Sempre pergunte antes de assumir que pode dar um conselho.
- Evite dizer "Você deveria...". Isto
- poderá dar a impressão de que você esteja impondo algo e ele(a) provavelmente não irá gostar de ouvir isto.

Dê um passo para trás e permita que seu amigo ou sua amiga tenha algum espaço. Entenda se ele(a) desejar ficar sozinho ou sair com outras pessoas. Permita que isto aconteça. Não há necessitade de se tornar pegajoso(a) ou necessitado(a). Amizades não necessitam que você esteja sempre presente. Permitir que um(a) amigo(a) tenha algum tempo para sair e ver outros amigos lhe dará um tempo para respirar e valorizar ainda mais a sua amizade.
Não seja egoísta. Agarrar, roubar, invejar e/ou mendigar são grandes "nãos" dentro das regras da amizade. O seu amigo ou sua amiga provavelmente se cansará disto e irá, eventualmente, mudar suas amizades, buscando pessoas que estejam dispostas a dar o mesmo que recebem, apesar de que, um bom amigo não irá exigir isto. Mesmo que você seja um desastre total, não espere simpatia constante.
- Não espere, exiga ou abuse da generosidade. Quando seu amigo ou sua amiga fizer algo legal para você, retribua a generosidade de alguma forma. Dinheiro não é, ou não deverá ser, um problema.
- Vá para casa quando achar que é hora de ir, não seja uma mobília. Segure a maçaneta da porta e diga "Tchau." Gire a maçaneta e vá embora. Ninguém quer ser amigo de um(a) aproveitador(a) ou de se sentir usado.
Dicas
- Certifique-se que seu amigo ou sua amiga não precisará passar um aniversário sozinho(a). Você pode preparar uma festa para ele(a) (mesmo uma festa surpresa, caso consiga guardar segredos) ou levá-lo(a) para jantar fora e você pagar a conta.
- Parabenize seus amigos por algo pelo qual eles tenham orgulho. "Ei, você está magra." - para alguém que está em dieta, pode ser um bom exemplo disto. Quanto mais você conhece uma pessoa, mais fácil será achar coisas com as quais ela se sensibiliza e que você poderá utilizar para elogiá-la como forma de lhe levantar o ânimo.
- Aproveite a companhia deles. Nem tudo é sobre ajudar em problemas ou dar conselhos - ao menos, não deveria ser. Certifique-se de que se divertam juntos e façam atividades espontâneas. Seja positivo(a) em suas amizades.
- Você não precisa gastar muito dinheiro para ser um bom amigo ou uma boa amiga. Os melhores presentes geralmente são feitos pessoalmente e são de coração, ou são simplesmente gestos de dedicação ao outro.
- Não estabeleça muitas expectativas e regras. Isto apenas tentará prender outras pessoas em sua dimensão. Permitir que suas amizades evoluam e mudem naturalmente será muito melhor - permitirá que seu amigo ou sua amiga seja único(a) e individual, assim como você, e facilitará para que vocês passem a gostar mais um(a) do(a) outro(a).
- Se o seu amigo ou sua amiga estiver passando por algum problema ou se comportando de forma que esteja lhe atingindo, não fique com muita raiva. Tente entender os problemas pelos quais ele(a) está passando.
- Tome a iniciativa. Quando seu amigo ou sua amiga estiver passando por alguma necessidade, esteja lá e ajude-o(a) a superar a situação.
- Um(a) amigo(a) que só esteja disponível na escola ou no trabalho, continua sendo um(a) amigo(a). Seja muito grato(a) por este tipo de amizade no local onde você gasta boa parte de seu tempo.
- Tenha respeito por seus amigos bem como por você mesmo(a). Respeite seus relacionamentos de forma que eles possam crescer e se manter vivos.
- Boa comunicação é a base de qualquer amizade. Se você e seu amigo (ou sua amiga) não conseguem conversar facilmente e abertamente, então, ambos(as) estão condenados(as) a uma amizade difícil e que poderá contar com constantes problemas.
- Não deixe seu amigo ou sua amiga pagar a conta sempre que vocês saírem juntos(as), mesmo que ele(a) se ofereça para tanto. Não sirva-se de coisas na casa de seu amigo ou de sua amiga sem antes pedir, a menos que já seja um costume de vocês de longa data. Pratique os mesmos conselhos em sua casa também.
- Se você pedir algo de um(a) amigo(a), cuide bem disto e, em seguida, devolva-o sem precisar ser cobrado para tal.
- Se você terminar alguma amizade, considere devolver todos os presentes que foram comprados para você; é boa etiqueta e você estará agindo de boa fé.
- Sempre seja pontual e chegue na hora em seus encontros, mesmo que seja para um simples café. Sempre tenha a cortesia de ligar para dar alguma explicação caso não possa chegar no horário marcado. Enviar uma mensagem de texto pode ser uma forma simples e eficiente de mandar alguma justificativa caso vá se atrasar. No futuro, este comportamento se mostrará útil, pois se algum dia você se atrasar e não der nenhuma justificativa, seu amigo ou sua amiga achará estranho e irá tentar descobrir se aconteceu alguma coisa de errado com você.
- Convide seus amigos para visitar sua casa mais vezes. Cozinhe sua comida favorita se algum deles for almoçar em sua casa. Eles irão sentir o carinho e consideração que você tem por eles. Jogue os jogos favoritos deles ao invés dos seus. Você não irá querer uma briga com seus amigos dentro de sua própria casa.
Avisos
- Não tome todo o tempo de seus amigos. Relaxe e confie neles. Dê a eles a liberdade de andar também com outros amigos ou mesmo sozinhos em alguns momentos. Você não pode decidir por eles assim como não quer que eles decidam por você.
- Quando você for sair, não fique na porta falando por uma hora. Feche a porta e siga seu caminho ou apenas diga "Tchau" e vá embora. Especialmente, se seu amigo ou sua amiga disser algo como "Não deixe o gato/cachorro sair." Você estará apenas trazendo problemas por causa de alguns instantes a mais de conversa. Se você se lembrar de algo que queria ter dito, simplesmente, volte para dentro e feche a porta.
- Não saia com alguém porque vocês dois/duas são "nerds", "geeks" ou mesmo porque ambos(as) são "festeiros(as)". Esta pode ser uma maneira fácil de achar pessoas com quem você poderá se dar bem, mas não precisa sair apenas com pessoas que são parecidas com você. Às vezes, as amizades com combinações de personalidades mais estranhas podem ser as melhores pois, dessa forma, é possível ver aspectos realmente diferentes de cada um e trazer à tona o melhor de cada. Qualquer pessoa poderá fazer o esteriótipo de ser a melhor pessoa que você já conheceu - mantenha sua mente aberta e forme sua própria opinião.
- Se o seu amigo não lhe trata tão bem quanto você o trata, então, pode ser que não exista razão para permanecerem amigos. Não matenha uma relação próxima com pessoas que não lhe tratem bem.
- Ninguém gosta de ser insultado por um(a) amigo(a), tenha cuidado quando pensar em fazer isto. Se o seu amigo ou sua amiga lhe pedir que pare com isto, atenda ao seu pedido.
- Nunca inicie uma briga ou uma grande discussão apenas por estar entediado.
- Não espere que uma amizade se torne eterna instantaneamente. Tenha em mente que, se ela tiver que ser especial, então, ela se desenvolverá gradualmente com o passar do tempo.
- Se o seu amigo ou sua amiga estiver começando a fazer novos amigos, não tenha ciúmes. Ninguém gosta de uma pessoa ciumenta. Tenha fé em sua amizade. Se ele(a) estiver conversando com outra pessoa, não interrompa a conversa deles(as). Você parecerá carente e patético(a).
- Quando estiver passando algum tempo com um(a) amigo(a), seja em uma refeição ou apenas ao sair para passar o tempo, ambos(as) podem desligar seus telefones celulares. É muito desconfortável ter uma conversa constantemente interrompida por um telefone tocando. Mesmo pedindo à outra pessoa que "segure este pensamento" enquanto você lê uma mensagem de texto, continuará sendo rude. Ele ou ela poderá pensar que você não está lhe dando a devida atenção ou que não gosta tanto de passar tempo com ele ou ela.
- Não grite com um(a) amigo(a) se ele(a) o(a) abandonou. Talvez você acabe fazendo novos amigos ao invés de perder um.

A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas.
- — Francis Bacon
Nenhum comentário:
Postar um comentário